Início Destaques Redação de patentes

Redação de patentes

Atores do ecossistema de inovação se unem para disseminar conhecimentos

Em uma iniciativa inédita, mais de 150 instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação estão apoiando a realização de oficinas gratuitas sobre redação de patentes em todo o país, 75 delas previstas ainda para este ano.

Sob o título “Workshop Redação de Patentes, Além dos Guias”, cada edição, com aulas teóricas e práticas, terá dois dias de duração, focalizando o conceito de patentes e outros mecanismos de apropriação intelectual, incluindo uma revisão e discussão sobre guias, diretrizes, e interpretação e redação de patentes. Complementarmente serão realizadas oficinas práticas de busca de informações e mapeamento de tecnologias, com base em dados publicados em patentes e outras fontes.

O público-alvo é composto por pesquisadores, inventores, empreendedores e acadêmicos dedicados ao compartilhamento de conhecimentos. Não por acaso, as sedes foram definidas preferencialmente em universidades e institutos de pesquisa.

O projeto é coordenado por Henry Suzuki – inventor, empresário e especialista em patentes. “A ideia da realização das oficinas em escala nacional teve origem na constatação que, embora estejamos na era do conhecimento, ainda são poucos os brasileiros que sabem como proteger suas criações e como utilizar informações de patentes de terceiros”, ressalta Suzuki.

“Em um tempo em que as transformações tecnológicas intensas provocadas pelo conhecimento são os principais geradores de riqueza que movem os motores da economia e posicionam os países em novos patamares da competitividade global, proteger o capital intelectual gerado nesse cenário, garantindo sua propriedade a quem de direito, é fundamental”, diz o Presidente do Conselho, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli.

As inscrições são gratuitas, limitadas ao número de vagas, e podem ser feitas no site www.axonal.com.br/capacitacao, onde também podem ser obtidas mais informações.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP – DCEV/SUPCEV

Colaboração: Estagiário Claudio Porto

Fonte: http://www.creasp.org.br/noticia/tecnologia/2019/03/12/redacao-de-patentes/3138