Início Destaques Novos empreendimentos podem gerar cerca de 8 mil empregos em Praia Grande

Novos empreendimentos podem gerar cerca de 8 mil empregos em Praia Grande

Foto: divulgação

Atualmente, o único shopping da cidade conta com 300 lojas e mais de 3.500 empregos diretos gerados. Mais de 1,5 milhão de pessoas passam pelo local mensalmente

A construção de dois novos empreendimentos em Praia Grande poderá gerar, futuramente, cerca de 8 mil novos postos de trabalho na cidade. O município, considerado referência no Estado de São Paulo na realização de serviços de infraestrutura para moradores e turistas, continua sendo a cidade com a maior taxa de crescimento da região, e prepara-se para abrigar dois novos shoppings.

Segundo apurado por A Tribuna On-line, vários projetos encabeçam a lista de novos empreendimentos. Entre eles, porém, se destacam esses dois novos centros de compras: o Shopping Praia Grande – que está sendo construído no bairro Boqueirão -, e um outro ainda em fase de projeto, na Vila Mirim.

Foto: divulgação

Localizado na Avenida Costa e Silva, o Shopping Praia Grande ainda não tem data definida para inauguração. O local terá 300 lojas de 12 a 3.000 m², praça de alimentação gourmet e estacionamento coberto para 800 veículos. Cerca de 500 empregos diretos serão gerados no estabelecimento.

Outros 7.500 empregos diretos e indiretos serão gerados no shopping projetado pelo Grupo Mendes na Vila Mirim, próximo ao Paço Municipal. Segundo informações da prefeitura, o equipamento terá cerca de 140 mil m² de área construída. O empreendimento ficará localizado na área entre as avenidas Kennedy, Castelo Branco, 1º de Janeiro e Álvaro dos Santos. Estão previstas 332 lojas e 2 mil vagas de estacionamento.

Em novembro de 2018, ocorreu uma audiência pública sobre a implantação do shopping. Durante o evento, o arquiteto Roberto Savielo, um dos representantes da empresa, informou que o novo centro de compras terá dois subsolos, térreo, 1º e 2º piso. “Para melhor entendimento do tamanho deste empreendimento, vamos fazer uma comparação: a área bruta de locação [que não conta as áreas dos corredores de serviços e de público] do Shopping Praiamar, em Santos, é de cerca de 31 mil m². A do Brisamar, em São Vicente, 16 mil m². O de Praia Grande terá 47 mil m²”, disse Savielo na oportunidade.

Foto: divulgação

Segundo a administração municipal, o Grupo Mendes está providenciando a unificação dos lotes e, até o momento, nenhum projeto foi apresentado visando a execução efetiva da obra. À Reportagem, o prefeito Alberto Mourão comentou sobre a importância dos novos shoppings para a cidade e região.

“Praia Grande conta com uma infraestrutura que foi erguida ao longo dos últimos anos com importantes obras. Isso tem atraído cada vez mais investidores e grandes empresas. Prova disso é a expansão dos centros comerciais existentes, da criação de novos espaços deste tipo e do interesse de empreendedores na cidade. Destaco, também, que o comércio dentro dos bairros tem acompanhado esse ritmo de crescimento. Tudo isso faz com que aumente a geração de empregos no município”, analisou Mourão.

Único shopping de Praia Grande, o Litoral Plaza completou 20 anos em 2018. O empreendimento é considerado o maior polo de compras e lazer da Baixada Santista. Atualmente, são cerca de 300 lojas, 3.800 vagas de estacionamento e mais de 3.500 empregos diretos gerados. Mais de 1,5 milhão de pessoas passam pelo local mensalmente. Esse número triplica durante a temporada de verão.

Com localização privilegiada e estilo horizontal, o shopping vive plena fase de expansão. Sua área atual é de 82 mil m² de ABL (Área Bruta Locável), tornando-se o primeiro e único Power Center do Litoral Paulista. A nova entrada Sul foi entregue no fim de dezembro. A ação melhorou e deu maior segurança ao trânsito de veículos, pedestres e ciclistas que trafegam naquela região da cidade.

Fonte:
https://www.atribuna.com.br/cidades/praiagrande/novos-empreendimentos-podem-gerar-cerca-de-8-mil-empregos-em-praia-grande-1.26642