Início AEAPG Nossa história

Nossa história

As primeiras reuniões foram feitas na extinta Pizzaria Recanto das Rosas, foram inúmeros encontros e todos estavam muito focados em tornar Praia Grande independente de Santos. “Apesar do excelente relacionamento com os colegas da cidade vizinha, nós vimos a necessidade de ter nossa própria Associação, nosso Conselho e resolver nossas questões dentro da nossa cidade”, relembra a primeira presidente da AEAPG, a arquiteta Ana Hanae Yamauti.

Arquiteta Ana Hanae Yamaut – primeira presidente da AEAPG

De acordo com ela, o grupo de trabalho era muito interessado e participativo, todos tinham muita vontade, todo mundo se ajudava e não tinha aquele que fazia mais ou fazia menos, todos se esforçavam. “Fizemos várias reuniões e tivemos bastante apoio do CREA, inclusive eu e a engenheira Rachel Chini fomos as primeiras inspetoras do Conselho em Praia Grande”, comentou.

Quando toda a documentação ficou pronta e finalmente a AEAPG foi fundada, Ana já assumiu a presidência. “Eu saí da reunião já eleita por consenso geral, não cheguei a fazer campanha, nada disso. E tudo ocorreu com leveza e tranquilidade, sem qualquer tipo de problema”. Ela conta ainda que durante muitos anos, seu escritório particular funcionou como sede da entidade. “Meu escritório funcionou como a primeira sede da nossa Associação, ma Praça 19 de janeiro, nº 82 e lá ficou por bastante tempo. Daí em diante, a associação só cresceu, graças ao emprenho de todos”, finalizou.

Eleições 1995/1997

No dia 12 de outubro de 1998, a Igreja Matriz Santo Antônio pegou fogo após a última missa em homenagem ao dia de Nossa Senhora Aparecida, com a igreja já fechada.

Provavelmente, a causa do incêndio foi o velário, onde queimavam centenas de velas. A igreja na época, de madeira, foi totalmente consumida pelo fogo. Sensibilizados, os diretores da AEAPG promoveram um concurso entre os associados e os projetos aprovados foram doados à paróquia para reconstrução da matriz.

Campanha social de 1997

Foram doados os projetos arquitetônico, elétrico e hidráulico, e a partir daí, a nova Igreja Matriz de Santo Antônio foi construída pela comunidade. A área total de construção é de 2.939m³, contém no pavimento térreo a nova igreja com capacidade para 672 pessoas sentadas; capela do mezanino (144 pessoas) salão paroquial para 166 pessoas; livraria; estacionamento para aproximadamente 80 veículos. No primeiro pavimento, 6 salas para catequese ou encontros e no segundo a casa paroquial. esta ação foi um marco na história da AEAPG, colaborando para ser considerada de utilidade pública.

Primeira sede social